Hoje vamos falar sobre gaiolas, utensilios e acessórios que são utilizados na criação dos canários, volto a lembrar que esta série de posts servem para qualquer espécie, sendo necessários apenas algumas modificações, como tamanhos das gaiolas e ninhos.
Existem diversos tamanhos e modelos de gaiolas no mercado, o recomendado é fazer uma pesquisa de preços e qualidade, elegendo assim um modelo padrão para ser comprado, deixando a criação com um aspecto mais profissional além de tornar mais fácil o manuseio. As gaiolas mais recomendadas são as com divisória removivel no meio, com grade-piso no fundo para facilitar a limpeza e com comedores externos. Os fundos devem ser forrados com papel, isto torna a limpeza mais rápida e fácil.
Existe no mercado baterias de criação onde as gaiolas podem ser empilhadas e agrupadas uma do lado da outra, aproveitando assim todos os espaços. As gaiolas também podem ser colocadas na parede, por meio de pregos ou parafusos. Uma coisa importante e que um casal não veja outros casais, uma vez que eles podem distrair-se ou começar brigas, para isso pode-se colocar um papelão ou um material fosco(seria melhor pois passaria luz).
Na limpeza das gaiolas não podemos esquecer dos poleiros, eles devem ser mantidos sempre limpos, podemos raspa-los e lava-los com uma solução desinfetante. Também podemos coloca-los no forno quente por alguns minutos para melhorar sua higiene.
ACESSORIOS E UTENSÍLIOS
Existem inúmeros acessórios e utensilios, alguns são indispensáveis, outros nem tanto. As gaiolas devem ter apenas o necessário, pois um exagero em equipamentos pode tornar a manutenção complicada e tomar muito tempo.